sexta-feira, 16 de março de 2012

Alvenaria de Teatro realiza encontro de agrupamentos teatrais da cidade


Postagem publicada originalmente no site Ratoeira Cênica, a respeito do encontro ocorrido em 9 de fevereiro de 2012. Veja a postagem original aqui.
Por Jones Mota

Nesta quinta-feira, dia 9, em meio a greve da Polícia Militar, cinco agrupamentos de teatro de Salvador se reuniram no Centro Cultural Ensaio a convite do Alvenaria de Teatro, um dos cinco, para debater dialeticamente sobre experimentação em grupos e coletivos de Salvador. Qual é, para cada grupo/coletivo, o conceito de espetáculo? O que é um experimento? O que diferencia ou une os dois conceitos? Que outros conceitos foram criados a partir de cada processo particular? Que questões materiais envolvem as escolhas de produção de cada grupo? Esses questionamentos iniciais se desdobraram em diversas discussões. Uma delas foi quanto ao embaraço dos artistas do teatro baiano no seu posicionamento enquanto classe, despertando a necessidade de um alinhamento de discurso para que se ganhe força no mercado. Com o desejo de sair com propostas práticas e utilitárias, os grupos presentes optaram em ampliar e consolidar intercâmbios de ações formativas e desenvolver um blog intitulado Sem Melindre para ser o pátio de encontro e apresentação dos grupos, de forma que o diálogo se mantenha e se fortifique.
Conheça os grupos participantes, muitos deles com integrantes ainda alunos ou egressos da Escola de Teatro da UFBA:
O blog Sem Melindre está em fase de construção. Divulgaremos quando for lançado na rede para que outros grupos possam se integrar.


[Atualizado]: O blog Sem Melindre acaba de estrear na rede!





_______
O registro do evento foi feito por Victor Diomondes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário